Memórias para Apple
Macbook Pro, Imac e toda linha Apple

Dicas - Prolongue a bateria do notebook

Com pequenas medidas e algumas mudanças de configuração, você deixa seu portátil ativo por mais tempo

Lixo no notebook é ainda pior do que no desktop. Além de consumir poder de processamento, o material inútil drena a bateria do portátil e merece ser descartado. Mas um ajuste rápido pode tornar qualquer notebook mais eficiente em termos de energia. É só seguir estes passos:

1- Escolha o esquema de energia certo para seu estilo de trabalho ou crie seu próprio esquema. Clique em Iniciar/Painel de Controle/Desempenho e Manutenção (se necessário)/Opções de Energia. Sob Esquemas de Energia, escolha Maximizar Bateria e clique em OK. Esta configuração desliga o monitor após 1 minuto e coloca seu notebook em espera se você não o utiliza por 2 minutos. Se for cedo demais, repita as etapas e escolha o esquema de energia Portátil/Laptop, que entra em espera após 5 minutos. Observe, no entanto, que alguns modos de economia da bateria podem retardar o sistema.

2- Outra maneira de reduzir o consumo de energia do notebook é escurecer a tela. Infelizmente, cada fabricante de notebook parece ter uma técnica diferente para fazer isso. Talvez você tenha de consultar o manual do proprietário do seu equipamento (alguns teclados de notebook têm teclas com ícones de luz e setas para cima epara baixo) Um conselho: ajuste sua tela para a configuração mais escura que puder suportar e depois aumente um ponto. Em última instância, você estará mais bem servido consumindo um pouco mais de bateria do que cansando a vista.

3- Os cartões wireless embutidos em alguns notebooks devoram energia quando procuram pontos de acesso. Por isso, desative o acessório quando não estiver trabalhando em uma rede. Dispositivos USB e PC Cards também são devoradores de energia de notebooks. Portanto, se não estiverem efetivamente em uso, desplugue-os.

4- Rejeite programas de auto-iniciação quando estiver usando energia de bateria. Para isso, clique aqui (www.pcworld.com.br/startupcontrolpanel ) para baixar a ferramenta gratuita Startup Control Panel, de Mike Lin, que lista todos os programas que iniciam automaticamente em seu computador. Depois de fazer o download e instalar o utilitário, vá ao Painel de Controle, dê um duplo clique no ícone Startup e escolha uma das guias. Desmarque a caixa ao lado de um programa indesejado para impedi-lo de abrir automaticamente quando o sistema operacional é iniciado. Programas desativados aparecem na guia Deleted. Se você constatar que são necessários, é só trazê-los de volta. Depois de usar o Startup Control para alterar um configuração sempre reinicie o sistema.

Se você não quiser baixar e instalar o Startup Control Panel, simplesmente clique com o botão direito do mouse nos ícones na bandeja do sistema (perto do relógio) e feche os programas de que não precisa. Eles vão iniciar novamente quando o Windows carregar outra vez.

5- O modo Em Espera do Windows XP pára o disco rígido e o monitor, mas tudo que está na memória do sistema naquele momento continua lá, usando um filete de energia. O modo de hibernação grava no disco rígido tudo que está na memória e desliga completamente a máquina. O Windows recupera-se rapidamente do modo Em Espera, mas demora mais a despertar da hibernação. Entretanto, se a bateria do notebook acabar enquanto você estiver em espera, perderá qualquer mudança feita em arquivos abertos que você não salvou.

Para colocar seu notebook em espera, clique em Iniciar/Desligar o Computador/Em Espera. Para fazer a unidade hibernar, escolha Iniciar/Desligar o Computador e clique em Hibernar (talvez você tenha que manter a tecla Shift pressionada para ver esta opção). Se ele não hibernar, clique em Iniciar/Painel de Controle/Desempenho e Manutenção (se necessário)/Opções de Energia/Hibernar e marque Ativar Hibernação. Para reiniciar seu sistema a partir de qualquer um dos modos, pressione o botão para ligar.

6- Se seu computador tem um botão Sleep ou Desliga quando você o fecha, clique na guia Avançado para descobrir opções para ajustar estas configurações na caixa referente aos botões de energia.